A comunicação humana corresponde à transmissão de uma mensagem de uma pessoa para outra.
Todos nós comunicamos, quer seja de forma intencional ou não.
Existem várias formas de comunicação:
Podemos então considerar que a comunicação é eficaz quando a intenção e significado de um indivíduo é compreendido por outra pessoa.
A maioria das pessoas nasce com a capacidade de falar e utiliza-a como forma de comunicação. Mas …
Estas são algumas questões que surgem quando, durante o desenvolvimento, a criança não desenvolve a fala ou em alguns casos deixa de falar.
Independentemente do motivo pelo qual a criança não fala (fator biológico, psicológico e/ou social) é importante ponderar alternativas e desenvolver, de acordo com as suas características, um meio de comunicação adequado e funcional.
Para facilitar e potenciar a estimulação da comunicação em crianças com dificuldades nesta área surgem os sistemas de comunicação aumentativos e alternativos (SCAA).
Com o avanço da ciência e das tecnologias, hoje em dia existe uma grande variedade de SCAA. É possível, respeitando as limitações e as características individuais de cada pessoa, selecionar e adaptar o SCAA de acordo com as necessidades de cada um.
Objetivos do uso de SCAA
Tipos de SCAA:
Exemplos de SCAA:
Destinatários:
Indivíduos com perturbação da comunicação, com ou sem oralidade.
Através dos SCAA qualquer individuo com perturbação/dificuldade em comunicar pode expressar, de forma mais ou menos complexa, sentimentos (dor, tristeza, …), vontades, partilhar ideias, responder a questões, isto é, comunicar!
Para mais informações, não hesite, entre em contato com a equipa do Turbilhão Mágico através de geral@turbilhaomagico.pt ou 919 371 567